domingo, 27 de junho de 2010

PMDB lança hoje Sérgio Cabral à reeleição no Rio

Há esperança de que o partido garanta, com as alianças, mais de 10 minutos de tempo no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão

POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - O PMDB homologa hoje a candidatura do governador Sérgio Cabral à reeleição. Na convenção do partido, que acontece na Fundição Progresso, na Lapa, será oficializada ainda a aliança com o PT e outros 15 partidos. Antes da convenção, Cabral — que corre contra o tempo para inaugurar obras antes que o prazo da Justiça Eleitoral se esgote, na sexta-feira — irá à Rocinha inaugurar a passarela na Autoestrada Lagoa-Barra, que liga o Complexo Esportivo da Rocinha ao outro lado da favela.

A expectativa do PMDB é que as alianças com os 16 partidos (PT, PSL, PHS, PRTB, PSB, PP, PTN, PCB, PDT, PMN, PSC, PTS, PSDC, PCdoB, PRP e PTC) garanta mais de 10 minutos de tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito a Cabral. Apesar das tentativas do PT de emplacar o candidato a vice-governador da aliança — o nome sugerido era o do deputado estadual Carlos Minc — , Luiz Fernando Pezão permanece na chapa. A base de apoio, contudo, será apenas para as candidaturas ao governo do estado e para o Senado, que terá o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), e o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, como candidatos. Uma polêmica porém ainda cerca esta disputa. Para tentar garantir mais tempo de rádio e TV para si, Picciani quer manter em torno de sua candidatura 15 partidos, deixando para Lindberg apenas a aliança do PT e PMDB. Os petistas, porém, resistem a esta proposta.

Outro ponto pendente que promete esquentar a convenção é a aliança que vem sendo costurada apenas com PP e PSC para a disputa para a Câmara dos Deputados. Os candidatos a deputados federal do PMDB são contrários porque a coligação pode diminuir a chance de alguns se elegerem. Para a Alerj, os peemedebistas sairão com chapa própria de candidatos.

TEMER PARTICIPA

O presidente nacional do PMDB e candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff (PT), o deputado federal e presidente da Câmara, Michel Temer (SP), confirmou presença na convenção. Dilma não deverá comparecer. Dia 12, Cabral não participou da convenção nacional do PMDB, em Brasília, que sacramentou a união do partido com a chapa da petista. Cabral alegou descontentamento com o que considerou falta de solidariedade dos peemedebistas para a questão dos royalties de petróleo. As propostas de redistribuição das receitas, que podem tirar R$ 7,3 bilhões dos cofres do Rio, foram iniciativas de dois parlamentares do PMDB gaúcho: o senador Pedro Simon e o deputado federal Ibsen Pinheiro.

Garotinho reúne militantes 

Militantes do PR se reúnem hoje no Hotel Guanabara para tentar manter a candidatura de Anthony Garotinho a governador. A convenção do partido, que seria realizada hoje, foi adiada para quarta-feira.

Com o adiamento, Garotinho ganha tempo para entrar com o pedido de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio. O ex-governador precisa derrubar decisão do TRE que em maio o tornou inelegível até 2011. No processo a que responde, Garotinho é acusado de abuso de poder econômico na eleição de sua mulher, Rosinha Garotinho, para prefeita de Campos dos Goytacazes em 2008.

O ex-governador recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para registro de candidatura ao governo do estado termina dia 5 de julho.

fonte: odia.terra.com.br

Um comentário:

  1. Estou compartilhando com vcs essa jingle super bem transada, vcs vão gostar!!
    http://www.youtube.com/watch?v=e7mI9i6ydkQ

    ResponderExcluir