quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ligando o sonho a realidade Ponte João Figueiredo deverá ser concluída

                                                                                                                      foto:Dvulgação
Pilares foram construídos na década de 70

Mais de 30 anos se passaram e o sonho da conclusão da Ponte João Figueiredo que tem por finalidade ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, parece estar mesmo cada vez mais perto de se tornar realidade. Nesta terça-feira (08/06) o Governador Sérgio Cabral que esteve na Região fazendo a entrega de obras de recapeamento e de melhorias na área de educação, declarou que o Estado está assumindo o compromisso da realização das obras para que a ponte possa estar pronta, o que promoveria melhores condições para o crescimento previsto com a chegada do megaempreendimento que é o Porto do Açu.

“O Estado do Rio de Janeiro tem hoje um ótimo relacionamento com o governo federal, e isso representa investimentos. Essa ponte será uma revolução econômica para os dois municípios e para a região. Queremos terminar a ponte, ela promoverá uma revolução econômica na região”, disse Cabral, entre os chefes do executivo dos dois municípios.

“Estamos recebendo o maior empreendimento privado do país. A conclusão dessa ponte ligando os dois municípios vem em momento importante, inclusive para os sanfranciscanos que buscam emprego em São João da Barra. Eles serão muito bem vindos. É uma ótima notícia dentro desse contexto de desenvolvimento”, declarou a Prefeita de São João da Barra Carla Machado, tendo o respaldo em suas palavras do prefeito de SFI, Beto Azevedo.

Os moradores da região já tiveram a ingrata situação de várias promessas terem sido feitas e de concreto nada ser realizado. Mas o andamento de processos para que a viabilidade possa ter como resultado a conclusão da ponte, faz com que o crédito esteja em alta novamente.

Uma data para início das obras não foi apresentada, sendo que o Estado tem em caixa o valor de R$ 78 milhões que foram destinados pelo Governo Federal, recurso este conquistado através de emenda de bancada na Câmara dos Deputados no final de 2009 e liberado este ano. O valor foi integralmente repassado ao Estado, conforme pode ser conferido no site Siga Brasil, sistema de informações que permite a qualquer um o acesso amplo e facilitado a diversas bases de dados sobre planos e orçamentos públicos federais.

“Estou honrado em mais essa conquista como Parlamentar. Apresentei a emenda e tive o apoio de amigos deputados que sensibilizados com a importância da conclusão dessa obra nos concederam suas assinaturas. Essa foi uma bandeira que agarramos com afinco para nosso mandado, esse que se finda, mas com mais uma vitória que não tem tamanho. Parabéns aos saojoanenses e saofranciscanos. Essa é uma conquista de todos”, declarou o deputado federal Geraldo Pudim (PR).

Apesar de sua importância para o desenvolvimento econômico da região, a obra iniciada no início da década de 70 não passou dos pilares, ou seja, não chegou a ser colocado o tabuleiro (pista). Em fevereiro de 2007, a estrutura da ponte, foi analisada por um engenheiro que a considerou viável. O estudo foi encomendado pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado.

A ponte tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos com 14 metros de altura.

fonte;Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário