segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pimentão, uva e morango: os campeões de agrotóxico

Análise mostra que alimentos que chegam à mesa do brasileiro estão intoxicados por pesticidas.

O cardápio do brasileiro está "recheado" de agrotóxicos, revela o último levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Pelos dados divulgados nesta quarta-feira,23, pimentão, uva, pepino e morango lideram os alimentos intoxicados por pesticidas, com índice de contaminação de 80%, 56,4%, 54,8% e 50,8%, respectivamente. Foram avaliados 3.234 alimentos, de 20 culturas diferentes, colhidos em feiras e supermercados de 27 capitais brasileiras e o Distrito Federal.

Os prejuízos provocados pelo uso de agrotóxico em excesso têm como termômetro os danos causados nos agricultores, classe que lida diretamente com os pesticidas. O ultimo relatório do sistema nacional de informações toxicológicas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, mostra que na mesma proporção em que crescem os índices de frutas, grãos e vegetais contaminados, também aumentam os registros de pessoas envenenadas por estes produtos usados demasiadamente na lavoura.

Em um ano, foram notificados 4.074 casos de intoxicação por agrotóxicos, o mais letal entre os agentes intoxicantes, com índice de morte de 3,5%, maior do que o encontrado em casos de contaminação por drogas, medicamentos e veneno para rato (estas intoxicações acontecem por causa do manuseio dos produtos e não a ingestão, mas mensuram a periculosidade).

Segundo os especialistas, além de lavar bem os alimentos antes de comer, é bom sempre comprá-los em locais de confiança. Isso porque, mesmo com água corrente nem sempre é possível eliminar todos os resquícios de agrotóxicos. Os produtos, a longo prazo, podem provocar alergias, problemas no intestino e até câncer.

Veja os resultados dos alimentos analisados





O Pimentão foi o alimento que mais apresentou irregularidade. Foram avaliados 146 produtos e em 80% foi constatado excesso de agrotóxico.         














Nas uvas, os técnicos também encontraram muitos problemas. 56,4% dos 165 cachos colhidos estavam intoxicados por produtos agrícolas.







O Morango sempre aparece como problemático nas análises de agrotóxicos. Mais uma vez, metade das 128 amostras (50,8%) não passou no teste.
Couves problemáticas: 44,2% estavam ruins para os padrões aceitos.


Se o mamão é uma ótima opção para o café da manhã, a fruta não pode ser incluída na lista dos “livres de agrotóxicos”: 38,8% foram




fonte:asemanaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário