domingo, 20 de junho de 2010

É UM PÁSSARO, É AVIÃO? Não, são fragmentos de foguete em solo campista

Divulgação
Foto
Lançamento do foguete, dia 15, na base russa no Casaquistão
Uma Expedição de Resgate do Corpo de Bombeiros de Campos parte na manhã desta segunda em busca de partes do corpo do foguete russo da nave Soyuz-U que teriam caído em território campista no fim da tarde de sábado, dia 19. A nave foi lançada da base russa, no Cazaquistão, no dia 15, para levar astronautas à Estação Espacial Internacional. O retorno do foguete de lançamento tinha previsão de entrar na atmosfera às 16h36 de sábado e Campos constava nesta rota. Como a população não sabia da previsão, o rastro do corpo do foguete (formado por fogo e fumaça) assustou muita gente que congestionou o telefone do Corpo de Bombeiros.

Foram cerca de 20 chamadas, em que populares chegaram a afirmar que um avião havia caído “pegando fogo”. No Caju, moradores afirmaram ter visto “bola de fogo” seguido de rastro de fumaça.

A região do Carvão foi a mais indicada, mas na tarde de domingo uma fonte informou que a área não seria esta, mas sim de difícil acesso, e que “somente uma expedição especial vai tentar chegar para tentar localizar possíveis destroços”.

Avaliação - O astrônomo Marcelo de Souza estava fora de Campos, mas por telefone informou que no sábado recebeu várias ligações, inclusive do Corpo de Bombeiros solicitando informações sobre a previsão de queda de asteróides. “Entrei em contato com diversas organizações fora do Brasil e obtive informações de que Campos estava na rota do retorno do corpo do foguete”, disse Marcelo que é coordenador geral do Clube de Astronomia Louis Cruls e, no Brasil, Astronomers Without Borders National.
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário