quinta-feira, 24 de junho de 2010

Garotinho anuncia aliança

Ainda tentando reverter a condenação do Tribunal Regional Eleitoral que o impede de concorrer, ex-governador divulga apoio do senador Marcelo Crivella (PRB) à sua candidatura

POR RICARDO VILLA VERDE

Rio - Às voltas com uma polêmica jurídica para tentar reverter sentença que o tornou inelegível por três anos, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) anunciou ontem, através de sua assessoria, aliança com o PRB para as eleições de outubro. Pelo acordo, Garotinho será candidato a governador com apoio do senador Marcelo Crivella (PRB), que disputa a reeleição para o Senado. A chapa deve ter ainda o Pastor Manoel Ferreira (PRB) na outra vaga para senador.

De acordo com a assessoria de Garotinho, a aliança será formalizada domingo, em evento do PR em um hotel no Centro do Rio. A intenção do ex-governador era realizar a convenção do PR para oficializar sua candidatura no domingo, mas como a Justiça Eleitoral ainda não julgou recursos apresentados por ele contra a sentença que o condenou, a reunião foi adiada para dia 30, prazo final para os partidos escolherem seus candidatos. A assessoria de Crivella informou não ter conhecimento da aliança. O senador não respondeu aos telefonemas para falar sobre o caso.

O anúncio da aliança pode ser uma tentativa de Garotinho de reverter os danos políticos causados à sua candidatura pela condenação. Ontem ele sofreu nova derrota jurídica. O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu liminar pedindo a suspensão da sentença. O ministro decidiu aguardar o julgamento de recurso apresentado por Garotinho ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segunda-feira.

Em seu blog na Internet, o ex-governador manteve ontem ataques à condenação. Ele classificou a decisão do TRE de “surrealismo jurídico”. Garotinho foi condenado pelo TRE em 27 de maio, por abuso de poder e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2008, quando a mulher dele, a ex-governadora Rosinha, foi eleita prefeita de Campos. Rosinha teve o mandato cassado e também foi considerada inelegível por três anos.  Com a condenação, Garotinho corre o risco de ter a candidatura impugnada, especialmente com a Lei da Ficha Limpa. Para se candidatar, ele tem de obter recurso no TRE ou no TSE até o dia 30.

A aliança com Crivella também poderá servir para ajudar o senador. Apesar de ter o apoio declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua candidatura, Crivella estava com dificuldades para fechar alianças para o PRB no Rio, que permitisse a ele maior tempo no horário eleitoral gratuito. Crivella esperava se aliar ao PT, com a possibilidade de o partido ter candidato próprio ao governo. Mas o PT acabou decidindo apoiar a candidatura à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB).

fonte:odia.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário