quarta-feira, 23 de junho de 2010

Teatro de graça em Presidente Kennedy

teatro_praca Com o objetivo de trazer cultura, diversão e alegria aos moradores de Presidente Kennedy, é que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Arte e Cultura, apresentam na próxima quinta-feira, dia 24, o projeto “Cultura na Praça” com a peça teatral A Incrível Peleja de Zeja e a Morte.

“Estamos trabalhando para trazer para o município, atrações culturais diversas e estamos adaptando os locais da apresentação de acordo com a nossa realidade, já que ainda não temos um local apropriado. O importante é que os kennedenses entendam que cultura é uma forma de diversão, entretenimento e sem ela, é impossível alcançar o crescimento e desenvolvimento local.”, afirma a secretária de arte e cultura, Amanda Rangel.

Amanda explica ainda que a secretaria trabalha no estudo da cultura local, mais com a preocupação de mostrar para a população que cultura é o maior patrimônio de um município. “Ano passado lutamos para preservar a nossa Igreja das Neves e conseguimos seu tombamento histórico. Além disso, trouxemos atrações musicais e ainda, realizamos o 1º. Festival de Cinema de Presidente Kennedy. Este ano, nosso trabalho só tem a crescer, já que vamos dar continuidade ao trabalho do ano passado.”, diz ela.

A apresentação do teatro A Incrível Peleja de Zeja e a Morte acontece a partir das 19h30, na praça Manoel Fricks Jordão e a entrada é gratuita.
Vá lá:
Teatro: A Incrível Peleja de Zeja e a Morte
Local: Praça Manoel Fricks Jordão
Data: 24 de junho de 2010
Horário: 19h30.
Entrada: gratuita
Sobre a peça A história da peça “A Incrível Peleja de Zeja e a Morte” é uma comédia baseada na literatura de cordel nordestina, conta a história de uma nordestina (ZEFA) extremamente alegre e motivada pelo simples prazer de viver. Certo dia ela recebe a visita de Jesus Cristo, avisando-a que chegou a hora de sua morte. Com muita esperteza e presença de espírito, ZEFA convence Jesus a lhe conceder mais 30 (trinta) anos de vida. Porém passado esse tempo, quando os mensageiros de Jesus vêm buscá-la, inicia-se a verdadeira “peleja” de Zefa para continuar na Terra. Zefa, vai descartando um a um os mensageiros, criando inúmeros subterfúgios para não deixar esse mundo, irritando sobremaneira os emissários divinos, até que a própria morte em pessoa vem buscá-la, conseguindo finalmente leva-la.
A passagem de tempo é marcada por contos do folclore nordestino, dando ao espetáculo a agilidade e alegria tão peculiares aos contos populares. Apesar do tema central tratar-se do fenômeno que amedronta a maior parte da humanidade pelo seu caráter misterioso, e que a princípio pode ser encarado como mórbido e denso, a montagem trata do assunto de forma extremamente lúdica, divertida e leve. A exuberância da personagem central acaba por traduzir a certeza intrínseca de todo ser humano, que a morte nada mais é que transformação /mudança de estado, e, portanto, fenômeno que deve ser considerado natural. Não há contudo qualquer apelo religioso, ainda que as figuras religiosas sejam retratadas conforme o imaginário popular. O maior apelo é o folclórico, e por esse motivo o espetáculo tem enorme apelo popular, já que a interatividade com a platéia acontece incessantemente. Por tudo isso, é interessante ressaltar que o espetáculo pode ser apresentado em espaços alternativos e não somente na casa teatral.

Fonte: Blog Kennedense
 Assessoria de Comunicação - PMPK

Presidente Kennedy comemora o dia mundial de Combate as Drogas

campanha_contra_as_drogas Para comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas, que é na próxima quinta-feira, dia 24, a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, com apoio de várias secretarias irá promover diversas atividades voltadas para a sensibilização, conscientização e prevenção ao uso de drogas.

A campanha é uma parceria com o Governo do Estado, que está promovendo a Semana Estadual sobre Drogas, entre os dias 21 a 24 de junho, por meio da Secretaria Estadual de Justiça, em parceria com o Conselho Estadual sobre Drogas, COESAD. “Estamos pedindo que todas as prefeituras colaborem com o nosso objetivo e faça parte de mais essa importante campanha para a implementação da Política Estadual sobre Drogas.”, explica o secretário estadual de justiça, Ângelo Roncalli.
Em Presidente Kennedy, a campanha irá começar logo cedo. A partir das 9hs da manhã, acontece à caminhada anti-drogas, promovida pelas secretárias de saúde e esporte, com a participação dos alunos das escolas municipais. “Vamos utilizar panfletos explicativos e de conscientização do mal que o uso drogas pode trazer a uma pessoa e sua família. O usuário não prejudica apenas ele. Ela acaba envolvendo toda a família nessa história, que muita das vezes, pode ter um final feliz. Basta que o usuário aceite e peça ajuda.”, explica a secretaria de saúde, Dra. Rosangela Travaglia.
Para a secretaria de educação, Geovana Costalonga, a participação dos estudantes é de extrema importância nessa manifestação. “A droga chega muito fácil pelas mãos de nossas crianças e adolescente. É isso que queremos evitar. O contato direto deles com a droga e mostrá-lo que a vida vale muito mais a pena. Por isso a importância de nossas crianças nesse dia tão especial.”, diz ela.
Mais a comemoração irá contar também com duas participações especiais. Primeiro, é a Banda Marcial Municipal de Presidente Kennedy que irá puxar a caminhada com o seu corpo musical. “Os meninos da Banda fizeram questão de estar à frente dessa campanha. É um orgulho para eles ajudar a sensibilizar a conscientizar a nossa população quanto ao mal que a droga fez.”, explica a secretária de arte e cultura, Amanda Rangel.
E a segunda participação especial, fica por conta do desfile da guarda-municipal. “Estamos engajados nessa luta. Precisamos estar atentos ao uso de entorpecentes em nosso município, para trabalhar na diminuição dessas estatísticas. Kennedy é um município pequeno e o numero de usuário precisa diminuir.”, afirma Capitão Fabrício, secretário municipal de segurança pública.

Para Reginaldo Quinta, prefeito de Presidente Kennedy, essa campanha vai ajudar a muito gente. “É claro que não poderíamos ficar de fora dessa. Nossas secretarias estão trabalhando em conjunto para que esse dia seja realmente de sensibilização e conscientização contra o uso das drogas. Tenho certeza que vamos atingir nosso objetivo. Vamos trabalhar em defesa e garantia de uma vida saudável para a nossa sociedade.”, explica.

Para fechar o dia com chave de ouro, a Secretaria de Arte e Cultura promoverá na Praça Manoel Fricks Jordão, uma apresentação da peça teatral A incrível Peleja de Zeja e a Morte. A apresentação do teatro, que terá entrada franca, acontece a partir das 19h30. “Os atores irão abordar também o uso das drogas e o mal que ela fez, mobilizando e sensibilizando a todos que estarão presentes na praça. Será um grande dia para o nosso município.”, finaliza Amanda.

Fonte:Blog Kennedense
Assessoria de Comunicação - PMPK

Nenhum comentário:

Postar um comentário