sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bom Jesus presente no curso de Mestre Alambiquiero


Sit02 
O curso de Mestre Alambiqueiro, que foi iniciado nesta quarta-feira (21) e segue até sexta-feira (23), reuniu 17 pessoas de Quissamã e região, no Centro de Tecnologia de Engenhos (CTE). A turma é formada basicamente por produtores, técnicos de produção e operadores. Com teoria e prática, o processo ensina as etapas de produção de cachaça de qualidade produzida artesanalmente, além de discutir visão de negócios e capacitar a mão-de-obra.

Esta é a segunda vez que o curso é realizado no CTE. A primeira edição foi em 2009, durante a inauguração do espaço. Segundo o Coordenador do Fundo Municipal de Desenvolvimento, Fernando Pedruzzi, o primeiro curso teve apenas alunos de Quissamã. "Agora, no entanto, há 20% de participantes de outros municípios", disse, garantindo que este novo cenário deixa Quissamã como modelo de município produtor de cachaça de qualidade.

O produtor de Bom Jesus do Itabapoana, com duas marcas de cachaça no mercado nacional, João Luís Bousquet, disse que o curso Mestre Alambiqueiro garante o aprimoramento do seu conhecimento. "Além disso, posso fazer contato com outras pessoas do ramo", ressaltou o empresário, que é também diretor técnico da Associação dos Produtores e Amigos de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (APACERJ).

Já para Margareth Ribeiro, que já trabalhou cerca de 25 anos em usinas de Campos dos Goytacazes, o curso serve como uma forma de atualização. "Eu atuava como supervisora de produção. Hoje estou fora do mercado e me reciclando para retornar", disse, apostando na possibilidade de trabalho em Quissamã, onde mora atualmente.

Responsável pelas aulas, o produtor e engenheiro de alimentos, Arnaldo Ribeiro, garantiu que o curso Mestre Alambiqueiro atende quem já está no negócio, com aprimoramento de conhecimentos e obtenção de padrão para manter e melhorar a qualidade do produto. "Quem ainda não faz parte do negócio terá capacitação e poder de tomar decisões", disse, afirmando que no geral todos obterão visão de mercado e perspectiva de ganhos.

fonte:repórter online

Nenhum comentário:

Postar um comentário