segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rio Itabapoana passa por vistoria após vazamento de minério


                                 foto:Internet

Grupo Ambiental Santa Bárbara
Foto
Foto
Mortandade de peixes no Rio São Sebastião

Técnicos da Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro vão percorrer, na manhã desta segunda-feira (26/07), o Rio Itabapoana, no Norte Fluminense, para verificar se ele foi atingido pelo minério de ferro que vazou de um duto em Minas Gerais, na madrugada de domingo (25/07).

O Rio Itabapoana é formado pela união do Rio Caparaó com o Rio São Sebastião. O volume do vazamento não foi divulgado. Mas a Secretaria de Meio Ambiente do município Espera Feliz, em Minas Gerais, onde ocorreu o problema, informou que é grande a mortandade de peixes no Rio São Sebastião.

A empresa que transporta o minério de ferro de Minas Gerais para o Espírito Santo informou que o vazamento foi causado por um furo no duto. Mas não explicou como o furo surgiu. A empresa disse que paralisou as atividades para conter o vazamento e fazer os reparos necessários.

A empresa informou também que providenciou fornecimento de água para a cidade Espera Feliz, onde 70% do abastecimento vêm do rio que agora está poluído.

A assessoria de imprensa da Samarco informou que o acidente ocorrido nas proximidades da cidade de Espera Feliz no Estado de Minas Gerais foi causado por um furo no mineroduto.

O acidente (ou incidente) ocorreu no dia da Festa de Exposição Agropecuária do município.

O fato ocorreu na madrugada de Sábado para Domingo. A empresa já interrompeu o bombeamento e direcionou caminhões pipa e novo ponto de captação de água para a região.

A assessoria informou que o produto não é tóxico, mas causa turbidez na água.

Águas do Paraíba tranquiliza população
Adelfran Lacerda, assessor de Águas do Paraíba, concessionária que abastece Campos, disse durante o programa “De Olho na Cidade” na manhã desta segunda que os distritos de Santa Maria e Santo Eduardo terão o abastecimento feito por carros pipa, caso haja necessidade de suspensa no fornecimento, mas que por enquanto não há necessidade desse tipo de intervenção.

Ele também afirmou que a empresa está acompanhando o caso de perto, e caso seja necessário medidas serão adotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário