domingo, 11 de julho de 2010

Projeto pretende melhorar qualidade de vida de produtor de leite

Fotos:Assessoria de Comunicação/Incaper


O objetivo do 'Projeto 120' é aumentar a produção em 120 litros de leite por dia.

O 'Projeto 120', que consiste em um programa especial de assistência técnica, foi criado em abril deste ano com o propósito de melhorar a qualidade de vida do produtor de leite da Região Sul do Estado. A principal meta é aumentar a produção média de leite da região de 100 para 120 litros por dia. E, para dar início as ações, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (09), uma reunião entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a Cooperativa de Laticínios Selita, em Cachoeiro de Itapemirim.

A Cooperativa realizou um levantamento de dados, e verificou a possibilidade de aumentar a produtividade leiteira na região. Nesse processo foram divididos os cooperados da Selita por faixa de renda. Dentre os que possuem até cinco salários mínimos, serão oferecidos serviços especiais com objetivo de melhorar as condições de vida da família do agricultor.

Nesse sentido, o Incaper ficará responsável por atender os produtores por meio da assistência técnica, com a introdução de tecnologias modernas de manejo, alimentação do rebanho e melhoramento genético. O objetivo é contribuir para o aumento da produtividade de leite, acompanhando as metas do projeto. 

“Enquanto a Selita garante o mercado para o leite, o Instituto irá acompanhar o rebanho do produtor rural. Assim, quem ganha é o produtor, que terá a sua disposição técnicos qualificados e destino certo a produção”, afirma o pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco.


Bevaldo ressaltou ainda que o objetivo é aumentar a média produtiva atual de 100 litros de leite produzidos por dia para 120 litros, ou mesmo gerar um acréscimo de cinco salários mínimos na renda do agricultor.

Os municípios que estão inseridos no 'Projeto 120' são: Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Muniz Freire, Vargem Alta, Atílio Vivácqua, Jerônimo Monteiro, Itapemirim, Conceição do Castelo, Muqui e Iconha. 

Reunião

Durante a reunião realizada nesta sexta-feira (09), foi apresentado aos 18 técnicos do Incaper, que atuam nos municípios envolvidos com a pecuária leiteira destinada à Selita, todos os seguimentos do Projeto, bem como o seu próximo passo, que consiste em fazer um levantamento entre os 1180 cooperados da Selita sobre dados da propriedades e dos e produtores que se encaixam nos procedimentos de adequação.

Além dos técnicos estiveram presentes também o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o diretor da Selita, José Onofre Lopes; o vice-presidente da Cooperativa, Augusto Machado e outros dois representantes da cooperativa.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário