quarta-feira, 28 de julho de 2010

Presidente Kennedy “A Nova Capital do Petróleo”

Por: Maria Fernanda Frossard

Publicado em 22 de Fevereiro de 2010


Foto: Albelane Chambela 
Presidente Kennedy, município capixaba, localizado no sul do estado, com altitude média de 55 m. Possui belas praias e muitos atrativos histórico-culturais.
Possui uma área de 586,464 Km² de extensão, sendo uma das cidades menos populosas do Espírito Santo, com população estimada em 10.903 habitantes (IBGE-2009), porém com a maior renda per capita do estado, devido a pré-produção no Parque das Baleias pela Shell e pela exploração na camada pré-sal pela Ferrous.

História

A história do município de Presidente Kennedy, começa por volta do ano 1581, quando o Padre José de Anchieta, vindo do Rio de Janeiro, começou a construção de uma igreja de madeira na região que índios Puris e Botocudos habitavam.

O padre Anchieta instalou na pequena igreja, sua residência, oficinas, enfermaria, pomar, horto, criadouro de peixe, casa de farinha e usina de açúcar.

Em 1702 outro jesuíta, André de Almeida, criou a Fazenda Muribeca, em volta da Igreja. A fazenda possuía cerca de 9 léguas e meia (cada légua equivale, à cerca de 6 km) de frente e 8 léguas e meia de fundo, na época foi considerada uma das maiores fazendas pecuárias do Brasil.

Em meados do séc. XVII foi construída a Igreja das Neves, onde existia a igreja de madeira. Assim, em 1694, com ajuda de jesuítas, índios catequizados e escravos, a igreja foi erguida. Sua imagem (Nossa Senhora das Neves) foi trazida de Portugal, em 1750.

O município de Presidente Kennedy pertencia a Itapemirim, e foi desmembrado com sua emancipação no dia 30 de dezembro de 1963. Meses depois, dia 04 de abril de 1964, entrou em vigor a lei de criação da cidade.

De acordo com sua trajetória histórica, o nome da cidade seria Batalha. Mas na época, ocorreu o assassinato do presidente americano John F. Kennedy que abismou o mundo todo. Com essa morte, o deputado estadual Adalberto Simão Nader teve a iniciativa de sugerir que o nome da cidade fosse Presidente Kennedy, em homenagem ao político que criou a “Aliança para o Progresso”, programa para ajuda aos países do 3º mundo.

Hoje o município possui o nome de Presidente Kennedy, e revela a cada dia suas belezas históricas, culturais e turísticas.

 

Praia de Marobá. Foto: Albelane Chambela
Turismo

Com visual paradisíaco, o município possui em sua orla belíssimas praias em uma extensão de 16 Km.
As praias mais conhecidas no município são: Praia das Neves e Praia de Marobá.

Praia das Neves (3 Km de extensão): Águas calmas e areias claras. Possui sombrinhas de praia de sapé, que dão um charme em toda a praia.

 

Praia de Marobá. Foto: Albelane Chambela

Praia de Marobá (1 Km de extensão): Segundo os historiadores apareceu um peixe de água doce no mar (Maromba), daí chamaram um morador da região para ver o tal peixe. Maravilhado com o peixe de água doce no mar, ele começou a gritar “Marombá, Marombá!!!”. A partir desse acontecimento, a comunidade ficou conhecida por Marobá.

A praia tem proteção garantida, possui salva-vidas em toda a orla. Além de um lago de água doce, que deságua no mar, próprios para crianças.

Presidente Kennedy também possui outros atrativos que encantam os turistas, como:

Igreja das Neves: Como símbolo do nascimento da cidade, a igreja é cercada de historia e fé. Construída por jesuítas, índios catequizados e escravos, a igreja recebe fiéis de toda a região.

Mangue: Presidente Kennedy possui 300 hectares de mangue cercado de mata e restinga. Além de ser considerado umas das maiores áreas de mangue do Brasil.

Morro da Serrinha: Ótimo local para a prática de trekking. É uma caminhada de 40 minutos para alcançar o cume. Em seu topo pode ser avistado e contemplado o Oceano Atlântico, Pedra do Itabira, o Frade e a Freira e até a Pedra Azul.

Artesanato: Ainda é tradição em algumas comunidades do município. Podem ser encontradas farinheiras, que fazem a farinha do mesmo modo que o Padre Anchieta ensinou aos índios e escravos, na primeira Casa da Farinha do município.

Fauna marinha: Andorinha do mar, golfinhos, tartarugas, siri, caranguejo e até baleias jubarte que passam na região em direção à Bahia.

Festas: A festa da cidade já é tradição no município, ela é conhecida como Expokennedy. Já recebeu 125 mil pessoas em 2006. Diversos artistas já participaram do evento como Frank Aguiar, LS Jack, Gian e Giovani, César Menotti e Fabiano, Cláudia Leite, Banda Calypso, Gino e Geno, Zezé di Camargo e Luciano, entre outros.

 

Praia de Marobá ao entardecer. Foto: Albelane Chambela
Ferrous em Presidente Kennedy

A Ferrous Ressources do Brasil, está se instalando em Presidente Kennedy, já anunciou a construção de um complexo industrial e um gigante porto com usinas de pelotização que trará crescimento e desenvolvimento para o município. A cidade está começando a ser conhecida como “A Nova Capital do Petróleo”, pois Presidente Kennedy possui a maior reserva de petróleo marítimo do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário