quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Montana de cara nova

Derivada do Agile e mais barata de produzir, a nova picape da Chevrolet deve ser lançada em setembro

POR LUIZ ALMEIDA

Rio - O lançamento oficial da picape derivada do Chevrolet Agile só está previsto para setembro. Mas Automania sai na frente e mostra como ficará o mais novo 'filho' da família Viva, que, além do hatch e da picape, também prevê um utilitário esportivo e ainda um sedã, próximas estreias da marca da gravata.

A frente comum da família Chevrolet e a maior escala vão permitir oferecer ao mercado uma picape de preço mais competitivo | Foto: Divulgação
Apesar de ainda não ter nome definido, o novo modelo poderá ser batizado de Nova Montana ou Agile Picape. Com desenho frontal que mantém a atual identidade visual dos carros  da Chevrolet — generosa entrada de ar do motor que é dividida por uma barra horizontal onde é abrigado o símbolo da marca —, a nova picape não conta com firulas estéticas. Ao contrário, as linhas são bastante sóbrias.

Lá atrás, por exemplo, o conjunto de lanternas deverá manter as formas da atual Montana e também ficará posicionado na vertical. Além disso, a nova picape compacta da Chevrolet manterá uma característica em comum com a antecessora. Trata-se do 'Stepside', apoio para os pés localizado nas laterais do modelo, item que foi devidamente copiado pelas concorrentes Volkswagen Saveiro e Peugeot Hoggar.

Já no interior da nova picape, nada de alterações em relação ao hatch Agile. Muito pelo contrário. O modelo herdará todo o habitáculo do 'irmão', com painel de instrumentos bastante funcional e mostradores com luzes na cor azul.

Embora a Chevrolet mantenha segredo absoluto, especula-se que a nova picape deverá chegar apenas com uma única configuração de acabamento — cabine ‘king cab’, que poderá ser capaz de carregar pequenas malas e objetos. Com linha de produção instalada na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo, a nova picape deverá definitivamente aposentar a atual Montana.

Sob o capô, a nova picape deverá contar apenas com a motorização presente no Agile. É a unidade flexível 1.4 litro, capaz de gerar 97 cv de potência com gasolina e 102 cv quando abastecido com álcool — o atual motor 1.8 l presente na Montana não será mais oferecido. E entre os itens de série, direção hidráulica, sistema de alerta sonoro de farois acesos e hodômetro digital. Opcionalmente, freios com ABS, airbags, trio elétrico e ar-condicionado, entre outros itens.

Marca busca melhorar a participação

A Chevrolet quer aumentar a participação no segmento de picapes compactas. Atualmente, a Montana ocupa a terceira posição no ranking, com 18,54% de participação e 19.301 unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2010.

A liderança no segmento é da Fiat Strada, que acumulou 51.702 emplacamentos — tem 49,67% de participação —, seguida da Volkswagen Saveiro, com 27.932 unidades vendidas no primeiro semestre do ano e com participação de 28,83%

Nenhum comentário:

Postar um comentário