domingo, 18 de julho de 2010

Tribunais divulgam resultado de eleições para prefeituras

Cinco das seis cidades que tiveram eleições já conhecem seus prefeitos.
Em Araras (SP), resultado só será divulgado nesta segunda-feira.

Iara Lemos Do G1, em Brasília

Cinco dos seis municípios que realizaram neste domingo (18) eleições suplementares já conhecem seus novos prefeitos. Apenas no município de Araras (SP), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai divulgar o resultado somente nesta segunda-feira (19).

Na cidade de Nossa Senhora dos Remédios (PI), o eleito foi Francisco Pessoa de Brito (PSDB), com 45,63% dos votos válidos. Ao todo, 6.588 eleitores estavam aptos a votar em 19 seções. Foram registrados 5.251 votos, 59 brancos, 269 nulos e 979 abstenções. A posse de Brito está marcada para o dia 22 de julho.

Durante o pleito, a ocorrência mais grave registrada no município foi a prisão do ex-prefeito Ronaldo Lages, detido e levado para o Fórum da cidade sob acusação de perturbar a eleição. A prisão se deu por volta das 15h. O ex-prefeito prestou depoimento à Polícia Federal.

O fórum informou ao G1 os contatos do advogado do ex-prefeito, mas ele ainda não respondeu às ligações. Segundo funcionários do fórum, o ex-prefeito permenece detido e teve a prisão homologada pela juíza eleitoral do estado Lisabete Maria Marchetti, que também determinou a transferência dele para uma delegacia em outro município. Marchetti e representantes do Ministério Público Eleitoral do Piauí vão analisar pedido de liberdade provisório e de fiança feitos pelo advogado de Lages.

Outras eleições


Em Isaías Coelho (PI), onde o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o envio de tropas do Exército para manter a ordem do pleito, não foram registradas ocorrências. A apuração foi finalizada por volta das 18h45min. A vencedora foi Maria do Espírito Santo Castelo Branco (PMDB), que teve 54,14% dos votos válidos. Ao todo, 6.285 eleitores estavam aptos a votar em 18 seções. Foram registradas 1.320 abstenções, 29 votos em branco é 289 votos nulos. A posse da nova prefeita será no dia 23 de julho.

Já em Apiacá (ES), a apuração dos votos encerrou por volta das 18h30min. O eleito foi Humberto Alves de Souza (PRP), com 59,62% dos votos válidos. Ao todo 6.244 eleitores estavam aptos a votar em 20 seções. A posse de Souza está marcada para a primeira semana de agosto.

Na cidade de Riachão do Dantas (SE), o eleito foi Ivanildo Macedo dos Santos (PtdoB), com 55,07% dos votos válidos. Ao todo, 15.726 eleitores estavam aptos a votar, mas 11.748 compareceram às urnas. O total de votos brancos foi de 207. Ainda foram registrados 535 votos nulos é 3.236 abstenções.

Já em São Francisco do Maranhão, o vencedor foi Francisco Ademar dos Santos (DEM). Ele recebeu 67,48% dos votos válidos. Estavam aptos a votar 8.539 eleitores. Foram registrados 120 votos bracos e 392 votos nulos.

fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário