segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mineroduto da Samarco se rompe entre Minas e ES e deixa cidades sem água

O acidente aconteceu por volta das 4h deste domingo
Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br) Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz.
Um mineroduto que transporta minério de Minas Gerais para o Espírito Santo se rompeu na altura no Rio São Sebastião, no município de Espera Feliz, na Zona da Mata, na madrugada deste domingo (25). A captação de água para abastecimento foi interrompida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a pedido da prefeitura. A cidade tem 22 mil habitantes está usando água dos reservatórios.

O vazamento deixou uma mancha vermelha, o que pode ter levado a morte muitos peixes por falta de oxigênio na água no rio.  Como o rio Sebastião é um dos afluentes da bacia do Itabapoana a expectativa é que as cidades de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Natividade, Varresai, Porciúncula, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e São Francisco do Itabapoana, também sintam os efeitos do derramamento.

"Um pouco abaixo do São Sebastião existe a confluência dos três estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, por isso, a mancha já deve estar chegando nas cidades mais próximas como Guaçuí. A empresa diz que não é tóxico, mas muitos peixes estão morrendo", relatou o secretário de Meio Ambiente de Espera Feliz, Renato Milhiolo.

Segundo a mineradora Samarco, responsável pelo mineroduto, o produto não é tóxico, mas deixa a água escura. A Samarco informou que forneceu quatro caminhões-pipa foram para abastecer a cidade e providenciou um outro ponto de captação de água.

O vazamento aconteceu no duto mais recente da empresa que tem cerca de dois anos, a mistura que foi parar no rio contém amido, minério de ferro em pó e cal. "Como a cidade de Caina fica bem ao lado a mancha já chegou lá também. Agora são 30 mil pessoas atingidas. Vamos decretar situação de emergência em Espera Feliz", afirma Renato.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o mineroduto foi construído há dois anos e tem seu ponto mais alto na cidade de Espera Feliz. Segundo o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Renato Milhiolo, 70% do abastecimento do município é feito pelo Rio São Sebastião.

O acidente aconteceu por volta das 4h deste domingo. De acordo com a mineradora, duas horas depois, o bombeamento de minério foi interrompido para realização de reparos. Ainda segundo a empresa, a vazão do produto derramado no rio ainda não foi calculada. A Samarco divulgou que as causas do acidente estão sendo apuradas. 


fonte:eshoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário