segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vazamento de minério da Samarco pode atingir cidades do Espírito Santo

A mancha vermelha já afetou municípios mineiros. Espera Feliz e Caiana estão com o abastecimento de água cancelados e muitos peixes já morreram

Andresa Alcoforado - Da Redação Multimídia

foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz
Vazamento de minério  da Samarco - Cidades do Sul podem ser afetadas
Muitos peixes já morreram pela falta de oxigênio na água
Atualizado às 18h57 de 26 de julho

Um vazamento no mineroduto da empresa Samarco aconteceu na madrugada deste domingo (25), em Minas Gerais. Uma mancha vermelha se espalhou pelas águas do rio São João. Os municípios de Espera Feliz e Caiana estão com o abastecimento de água suspensos e muitos peixes já morreram pela falta de oxigênio na água.

Como o rio São João é um dos afluentes da bacia do Itabapoana, a expectativa é que as cidades de Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, e ainda Natividade, Varresai, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro, também sintam os efeitos.

No fim da tarde desta segunda-feira (26), o vazamento no local foi contido. Mas são quilômetros de rio com a água avermelhada, que pode chegar ao Espírito Santo a qualquer momento.

Cidades mineiras

A captação de água feita no trecho onde houve o acidente ambiental foi suspensa em Espera Feliz. A cidade tem 22 mil habitantes e está usando água dos reservatórios.

foto: Andresa Alcoforado
Vazamento de minério  da Samarco - Cidades do Sul podem ser afetadas
Homens da Samarco trabalharam para conter vazamento em Espera Feliz
"A empresa diz que não é tóxico, mas muitos peixes estão morrendo. Acreditamos que a mancha já deve estar chegando nas cidades mais próximas, como Guaçuí", diz o secretário de Meio Ambiente de Espera Feliz, Renato Milhiolo.

Ainda de acordo com o secretário, cerca de 30 mil pessoas atingidas. "Vamos decretar situação de emergência em Espera Feliz", afirma Renato.

Dutos da Samarco
Os dutos da empresa Samarco saem de Mariana, em Minas Gerais e desembocam em Ubú, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo. São 400 quilômetros de tubulação que ficam de dois a cinco metros abaixo dos rios. O duto mais antigo data de 35 anos e o mais novo existe há 2 anos. A empresa já disponibilizou cinco caminhões pipas para abastecer os moradores das cidades e está no local com técnicos e engenheiros.

Esclarecimento da empresa

A Samarco Mineração informou através de nota, que identificou na madrugada de domingo um vazamento no Mineroduto 2, no quilômetro 216,5, no trecho que corta o Rio São João, na comunidade de São Sebastião da Barra, em Espera Feliz (MG). Ao constatar o vazamento, o bombeamento do Mineroduto 2 foi imediatamente interrompido e, as equipes de reparo, mobilizadas.

Desde de domingo foi iniciado o trabalho de escavação para início dos reparos. O material transportado dentro da tubulação não é tóxico, composto basicamente por água e minério de ferro. A equipe técnica da Samarco já se encontra no local e as medidas para sanar os impactos causados pelo vazamento estão sendo tomadas.

fonte:gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário