domingo, 26 de setembro de 2010

'Araguaia' com cara de 'Pantanal'

POR GABRIELA GERMANO

Rio - Ao ver as primeiras cenas de pura contemplação da natureza de ‘Araguaia’, próxima novela das 18h da Globo, é impossível não lembrar de ‘Pantanal’, sucesso estrondoso que a extinta Manchete exibiu em 1990. A novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim fez mais, muito mais do que popularizar os tuiuiús, espécie de ave nativa da região pantaneira. Apresentou um novo modo de produzir folhetins, saiu dos limites do estúdio e escancarou para o Brasil todo um universo desconhecido do País.

Montagem com fotos de Fernando Souza e Banco de Imagens
Em 'Araguaia', Estela (Cleo Pires) toma banho no rio Araguaia. Em Pantanal, em 1990, Juma Marruá (Cristiana Oliveira) se banha no rio | Montagem com fotos de Fernando Souza e Banco de Imagens
Marcos Schechtman, responsável pela direção da nova novela das seis, e que já trabalhou em vários projetos ao lado de Monjardim, minimiza a comparação: “É um universo completamente diferente. ‘Pantanal’ está dentro da dramaturgia brilhante do Benedito, que tem esse lado bucólico, raiz, essa ancestralidade, arquétipos totalmente rurais. A gente tem um ‘quê’ disso, esse aspecto de uma natureza linda, mas o que fazemos é um contraste entre a natureza e a civilização. O que nos interessa é o rio, mas não ele vazio, e sim na cheia, quando as pessoas acampam por lá. Viajei acreditando que ia encontrar uma espécie de Pantanal contemplativo e, de repente, encontrei um Araguaia vivo, cheio de poder econômico, com uma força náutica incrível. As pessoas têm mansões, aviões e jet-ski”, diferencia.

Mas as coincidências vão além de mostrar uma região pouco conhecida como protagonista da história. Se em ‘Pantanal’ Juma (Cristiana Oliveira), Guta (Luciane Adami) e Muda (Andréa Rixa) tomavam sensuais banhos de rio, agora é a vez de Estela (Cleo Pires), Janaína (Suzana Pires) e Nancy (Mariana Rios) se banharem. Sobre a família do mocinho Jove (Marcos Winter), naquela época, imperava a lenda de que seu pai, também conhecido como Velho do Rio, transformava-se em sucuri. Agora, é uma maldição que ronda os homens da família do herói Solano (Murilo Rosa). Todos eles estão condenados a morrer à beira do Araguaia. “A recente reprise no SBT mostrou o que essa obra representou para a TV brasileira. Se colocarem no ar daqui a 20 anos, as pessoas vão continuar gostando”, defende Marcos Winte

Era uma outra época. ‘Pantanal’ fez a Globo tremer pela primeira vez ao marcar 40 pontos de audiência. Foi Jayme quem convenceu Benedito a ir para a Manchete e só depois disso o autor adentrou o primeiro escalão de autores da Globo. Amigo de Schechtman, Monjardim não polemiza. “Uma das grandes atrações do nosso País são essas regiões inexploradas. A natureza é sempre inspiradora e isso está na minha veia e na veia do Marcos. ‘Pantanal’ pode ser uma inspiração, mas a natureza é inspiração muito maior”, diz.

fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário