quinta-feira, 9 de setembro de 2010

 I Feira de Agroecóturismo de Presidente Kennedy

Com objetivo de contribuir significativamente para a valorização da cultura regional, bem como o fortalecimento das atividades do agroturismo do município de Presidente Kennedy, que a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Turismo, Agricultura e Meio Ambinte realizam no próximo final de semana, dias 10, 11 e 12 de setembro, a I Feira de Agroecoturismo de Presidente Kennedy.

Icon

A Feira, que é uma realização dos municípios que compõem a Rota da Costa e da Imigração e da Associação de Agroturismo do Espírito Santo, terá duas programações distintas, sendo a primeira com seminários e palestras voltados para a valorização do desenvolvimento municipal através dos royalties do petróleo, bem como a troca de experiências de outros municípios em importantes programas de agroturismo implantados por eles.
Já a segunda programação é voltada para visitantes e turistas que desejam conhecer o município de Presidente Kennedy e ainda não teve a oportunidade. “Estamos esperando um público bem diversificado para esse evento de suma importância para o nosso município. Queremos chamar a atenção de nossos munícipes para a importância de se investir na agricultura e turismo local e ao mesmo tempo, abrir uma oportunidade para que os turistas possam nos visitar e conhecer Presidente Kennedy”, afirma o secretário municipal de turismo, José Carlos Monteiro Fraga.
Já Valdineir Costalonga, secretário municipal de agricultura, enfatiza que a Feira será uma oportunidade para os produtores locais mostrar seus produtos. “Somos o maior produtor de leite do Estado, além de plantarmos abacaxi, mandioca, maracujá e cana. Por conta dessas grandes produções, temos uma agricultura familiar muito forte e que poucos conhecem. Por isso, a Feira vai ser um grande marco na vida desses produtores”, explica ele.
Porém, não é apenas a agricultura que ganhará força na Feira. O artesanato, bem como a cultura local também terá seu espaço. “Nossas artesãs ainda estão escondidas em cada cantinho de nosso município e produzem coisas maravilhosas. Além disso, temos uma grande comunidade Quilombola e a Folia de Reis, que são atrações culturais com mais de 100 anos de existência. Trabalhamos para não deixar isso morrer. Cultura é nosso maior patrimônio.”, afirma a secretária de arte e cultura, Amanda Rangel.
E uma feira desse porte, o meio ambiente não poderia ficar de fora. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Márcio Alves, essa parceira completa o sucesso do evento. “Meio ambiente e sustentabilidade são as palavras do momento no Brasil e no mundo. E nesta feira, vamos mostrar a importância de uma secretaria de meio ambiente para ajudar e conscientizar a nossa população sobre a importância de preservar nascentes, rios, riachos e nossa fauna e flora. A reciclagem também não poderia ficar de fora”, explica.
Para o Prefeito Reginaldo Quinta, essa será a primeira de muitas feiras que ainda está por vim. “Conseguimos reunir e valorizar em só lugar a agricultura, meio ambiente e turismo, uma das principais coisas que o nosso município não pode perder”, diz ele.
Reginaldo continua explicando que a agricultura familiar é um de suas principais bandeira de trabalho. “Não podemos perder essa fonte de renda e desvalorizar nosso agricultor. Temos que trabalhar para mantê-los vivos e ainda mais nesse processo de desenvolvimento e crescimento que o município já está passando.”.
Na parte cultural, Presidente Kennedy tem hoje um patrimônio histórico cultural tombado, que é a Igreja das Neves e junto com ela, um turismo religioso fortíssimo. “E para fechar, estamos trabalhando em nossa orla para receber melhor ainda nosso turista de veraneio. Sem esquecer os Quilombolas e a Folia de Reis, que fazem parte da história de nosso município e do país", finaliza Reginaldo.

A I Feira de Agroecóturismo de Presidente Kennedy terá fruticultura, apicultura, esporte de aventura, exposição de flores, bem como apresentações de artistas da terra, dança e apresentações culturais. Tudo isso acontece nos dias 10, 11 e 12 de setembro, na Praça Manoel Fricks Jordão, na sede do município. A entrada é franca.
A Feira conta ainda com a participação dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Rio Novo do Sul.
Confira a programação:
Sexta-feira (10/09)
9h às 11hs: Palestra Royalties no desenvolvimento local com Alan Machado – Secretário de Turismo de Rio das Ostras;
11hs: Café
14hs às 17hs: Planejamento Estratégico do Turismo da Região da Costa e da Imigração;
18hs: Aberturada Feira com funcionamento do Restaurante da Tilápia;
18h30: Banda Marcial Municipal de Presidente Kennedy
19hs: Abertura oficial com a participação do Prefeito Municipal, Reginaldo Quinta; Divulgação do Município sede para 2011; Homenagem a Personalidade do Turismo.
19h30: Apresentação do grupo de Jongo das comunidades de quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança de Presidente Kennedy;
20hs: Companhia Circo de Teatro Capixaba com a peça “O pequeno circo e outras criaturas”, comédia;
22hs: Apresentação musical com o sanfoneiro Mirano Schuller.
Sábado (11/09)
9hs às 10h30: Palestra com o tema Agroecologia e Agricultura Orgânica com Dr. Jacimar Luiz de Souza.
9hs: Roteiro Turístico:
Rota 01: Marobá e Igreja das Neves
Rota 02: Comunidade Quilombola de Cacimbinha
Inscrições no Estande do Município.
11hs: Abertura da Feira com funcionamento da praça de alimentação – restaurante Tilápia.
12hs: Moda de viola;
17hs: Apresentação do grupo Araut os com a peça infantil “As aventuras kid e Billy”;
18hs: Apresentação da “Folia de Reis São Sebastião, Jesus, Maria e José”, comunidade de Gromogol, Presidente Kennedy;
20hs: Companhia Folgazões com a comédia teatral “O Pastelão e a Torta;
22hs: Apresentação musical com Amaro Lima e Banda – Projeto Circulação Cultura, Secult;
23hs: Encerramento dos trabalhos do dia.
Domingo (12/09)
10hs: Abertura da Feira para o público, com apresentações culturais;
12hs: Moda de viola;
14hs: Cortejo final das Oficinas de Boneco – Funarte.
Participação especial do Jongo e da Folia de Reis de Presidente Kennedy;
16hs: Encerramento da Feira de Agroecoturismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário