segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FERROUS

KENNEDY E MARATAÍZES – ES E SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ, QUEREM CONSÓRCIO.
Por: Redação: portal de Presidente Kennedy Saiu no Redação Portaldepresidentekennedy.com.br

Foto: Portaldepresidentekennedy.com.br




Os municípios sul capixabas de Marataízes e Presidente Kennedy e o do norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, estudam a criação de um consórcio regional com a finalidade de analisar e propor ações conjuntas que visem o desenvolvimento integrado destes municípios, a reunião que definirá este consórcio que sobre hipótese nenhuma os governos municipais de Marataízes e S.F.I. abrem mão é que a Ferrous, faça audiência publica, independente de Presidente Kennedy com a população destes municípios.
A idéia da criação de um consórcio para planejar o desenvolvimento regional surgiu em razão dos diversos empreendimentos econômicos com implantação prevista para a região nos próximos anos, o Sr. Ricardo Simão, homem do governo Reginaldo Quinta e também de Marataízes e São Francisco, são um dos grandes organizadores desta idéia. “Se muito em breve não teremos mais camarão nas Neves, em Barra, Gargau, o pó de minério com certeza tomará conta. Tem que haver por parte da mineradora uma contrapartida, senão ...”
No último dia (10/09) ocorreu em Marataízes à segunda reunião técnica para a deliberação das diretrizes básicas para a criação deste consórcio, que além da participação de secretários e técnicos dos municípios interessados, contou ainda com a participação da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), e da Secretaria Estadual de Economia e Planejamento do Espírito Santo.
Conforme a sub-Secretária Estadual de Economia e Planejamento, Ana Marques, os três municípios juntos possuem uma população bem próxima de 120 mil habitantes e há estudos que indicam que o potencial de oferta de empregos será altíssimo nos próximos anos.
Já Cristina Santos da Aderes, se prontificou a disponibilizar aos municípios ferramentas de geoprocessamento que possibilitarão a estes, por exemplo, digitalizar seus mapas e cruzar dados jurídicos e técnicos, tais como os referentes às divisões administrativas municipais, objetivando facilitar a verificação das ocorrências de conflitos de ordenamentos, tais como, por exemplo, a existência de uma área de proteção ambiental em um dos municípios fazendo divisa com uma zona de expansão industrial de outro, fator que poderia inviabilizar a implantação de certas atividades.
Traçadas as diretrizes iniciais e identificados os interesses comuns, hoje 13 de setembro de 2010, os três chefes do executivo realizarão uma reunião entre, para que em conjunto assinem um protocolo de intenções, instrumento inicial para a criação do consórcio regional de desenvolvimento, lembrando que: Eles não abrem mão de audiências em cada município e que em Kennedy não haja uma degradação maior exemplo, explorar a pedreira localizada na Serrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário