domingo, 26 de setembro de 2010

Catapora: uma doença do tempo seco

Os sintomas são bem parecidos com de uma gripe, exceto pelas manchinhas vermelhas pelo corpo





 
Com o fim do inverno e a chegada da primavera, os brasileiros precisam ficar atentos: a época é propícia para a proliferação da Catapora (ou Varicela). Devido o tempo seco de tal período sazonal, as pessoas ficam mais susceptíveis à contaminação por vírus respiratórios.

A catapora é transmitida pelo contato direto com a pessoa infectada e ocorre, principalmente, em crianças. Por isso, a atenção dos pais deve ser redobrada para evitar surpresas, como aconteceu na casa da secretária Patrícia Batista. Mesmo tendo os cuidados diários de higiene e uma alimentação adequada, Patrícia levou um susto ao saber que sua filha estava com a doença. Dois dias antes dos primeiros sintomas surgirem, nem deu atenção quando a pequena Lívia (foto), de apenas quatro anos, chegou da escola contando que um amiguinho estava com uma espinha. Quarenta e oito horas depois Lívia começou a ter dor de cabeça, febre e manchinhas no corpo.

"Quando a Lívia chegou em casa falando sobre o amiguinho da escola, achei que fosse uma coisa completamente normal e jamais passou pela minha cabeça que seria catapora. Até mesmo porque a escola não notificou os pais sobre o caso. Agora já sei que tem mais uma outra criança com catapora. Depois de uns dois dias que ela me falou sobre o amiguinho, as manchinhas começaram a aparecer no corpinho dela e ela reclamava que coçava bastante", falou.

A catapora ou varicela é uma doença contagiosa e atinge principalmente crianças de cinco a nove anos, sendo muito comum na primavera por causa do tempo seco. "A varicela pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período entre os meses de agosto e novembro, sendo comum, assim, a ocorrência de surtos em creches e escolas", explicou a professora e pediatra, Jane Tagarro.

Em adultos, a catapora pode provocar complicações ainda mais sérias e, sobretudo, as grávidas que podem ter riscos durante a gestação. "A varicela, quando ocorre durante o primeiro trimestre da gestação pode, raramente, resultar em má formação fetal (membros atrofiados, cicatriz na pele, alterações oculares e dano cerebral). Quando surge no final da gravidez ou logo após o parto, o recém-nascido pode vir a desenvolver doença disseminada, com até 30% de letalidade", detalhou a médica.

Sintomas muito parecidos com de uma gripe

Os sintomas da catapora são muito comuns e só se diferenciam de uma gripe pelas manchas avermelhadas que vão surgindo pelo corpo. A febre, dor de cabeça e a sensação de mal-estar são os primeiros indícios de que a pessoa está contaminada pela varicela. Somente após as 48 horas que as erupções cutâneas começam a se formar e expandir pelo corpo do paciente. 

"Em crianças, em geral, as manifestações iniciais incluem febre e desânimo, um a dois dias antes das lesões cutâneas. Além disso, as primeiras lesões comumente aparecem na cabeça ou pescoço, mas à medida que estas evoluem, rapidamente vão surgindo novas lesões em tronco e membros e também em mucosas. A evolução para a cura, comumente, ocorre em até uma semana", afirmou a doutora Janete.

A única forma de garantir que a pessoa não tenha catapora é através da vacinação que não é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por não fazer parte do calendário rotineiro de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. "Se houver contato com alguém infectado, a vacina deve ser aplicada em até 72 horas. E quem desejar se vacinar poderá procurar uma clínica privada", explicou o pediatra em referência técnica de Exantemáticas da Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), Ronaldo Martins.

Em 2010 foram registrados nos municipios de Vitória, Cariacica e Serra 243 casos da doença.


fonte:ESHOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário