sexta-feira, 9 de julho de 2010

Escola Estadual de Presidente Kennedy tem o menor índice do IDEB no ES

Por Luciana Máximo
ideb Apenas para informar nas duas últimas escolas que atuei no ano passado promovemos diversos projetos, um deles se tornou pilar na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim: I Mostra de Crônicas: Retratos do Cotidiano, culminando com a presença de 18 escritores na Escola Professor “Pedro Estellita Herkenhoff”. Para tamanha satisfação este nobre educandário ocupou o primeiro lugar no Estado do Espírito Santo na Prova Brasil de 2008 – para orgulho do time de gestores que vestiu a camisa e mostrou o que é ensinar e para que.

Não é para abordar sobre a atuação dessa humilde professora de apenas 1,50m que estou a redigir este rascunho, é para questionar, o Prêmio recebido em Kennedy, uma vez que este município é meu por origem, nasci, cresci e deixei e, certamente terei removido e enterrado meu cadáver naquele chão. Mas voltei. Voltei para lá com exclusivo compromisso de levar um pouco do que adquiri aqui na Capital Secreta do Mundo, em se tratando de conhecimento. Já temos o que mostrar e em breve promoveremos um dia especial dedicado à cultura. Nossos alunos é nosso foco. Vamos promovê-los ao devido lugar, o pódio do sucesso.

Curiosa como sou, pesquisei na Internet o que é o Prêmio Palmas de Ouro e em quase todas as definições vi que se refere ao cinema - como explica a definição do Google:

“A Palma de Ouro (em francês Palme d"Or; em occitano Palma d"Aur) é o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes, entregue desde o ano de 1955 ao filme vencedor do Festival. A escolha anual é feita por um júri composto de profissionais internacionais ligados ao cinema...”

Informações extra-oficiais dão conta de que o município infelizmente não anda bem das pernas em se tratando de resultados positivos em índice de aprovação, Kennedy. Basta olhar o percentual de reprovação da EPG de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo” no ano de 2008, e 2009 também ficou abaixo 3.4. Em 2008 o percentual de reprovação chegou a 60%. Ufa! É de dá medo.
todos
De quem é a culpa? Culpemo-nos coo-responsáveis por essa fatídica tela horrorosa na parede pintada da falta de respeito com o filho do outro. Infelizmente, os índices negativos explodem na nossa realidade, nossa escola a EEEFM “Presidente Kennedy”, carimbou 2.5 último lugar no ES e o pior, ninguém quer assumir a responsabilidade. Só peço que não atirem de fuzil no diretor atual que pegou uma bomba preste a eclodir, quero dizer, já havia estourado, ele veio para apaziguar.

Reverter como? Atuando no time de agora e com a bola no pé elaboramos e estamos implantando com urgência um Plano de Intervenção – queremos adeptos.

Por que Palmas de Ouro? Nossa Educação merece muitas palmas, não de ouro, de APROVAÇÃO.

Tem dinheiro, muito dinheiro - o município, as escolas estão equipadas, os professores têm até not book e papeis podem até voar de tanta fartura. A merenda é a melhor, acho que até caviar, e isso não se contesta, se virmos o quanto foi dispensado somente para o segundo trimestre para compra da alimentação, uma quantia em torno de um milhão de reais. Existem projetos sim, e muita vontade de mudar o quadro, mas é preciso compromisso de quem faz educação.

Palmas de Ouro é um prêmio que não se sabe que critérios foram utilizados para tão nobre classificação. Não queremos futuros jovens reprovados na vida e no sucesso, queremos palmas para eles na sociedade e para isso, temos de ter profissionais comprometidos com o destino do outro. Vamos bater palmas a nossa educação???? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário